Um bom relacionamento com o beneficiário pode ser desafiador para muitas empresas no ramo da saúde suplementar, mas quando bem executado é a chave para o sucesso. Para que esse objetivo seja alcançado, é essencial que a sua operadora promova ações que desenvolvam uma troca de informações contínua e transparente com os consumidores. 

Isso porque apenas proatividade muitas vezes não é suficiente, é preciso desenvolver um sentimento de parceria entre sua empresa e o beneficiário. Mas como e porquê facilitar o acesso a essas informações?

 

A importância de um bom relacionamento com o beneficiário

Atender bem os clientes deve ser o foco de qualquer empresa do setor de serviços. Porém, infelizmente, muitas operadoras de saúde enfrentam problemas para se relacionar com seus próprios clientes. Isso se torna um grande problema quando muitos deles decidem trocar sua empresa pela concorrente e ainda disseminam propaganda negativa sobre a sua empresa. Assim, ir na contra-mão desse movimento fará sua empresa se destacar perante as demais disponíveis no mercado.

Cerca de metade das pessoas tendem a nunca mais fazer negócio com uma marca depois de apenas uma única experiência negativa (Fonte: NewVoiceMedia), prejudicando o seu negócio a longo prazo. Por outro lado, as pessoas também são suscetíveis a compartilhar suas experiências positivas com determinada empresa, cerca de 77% disseram ter esse hábito segundo a Hubspot.

Dessa forma, diminuir a burocracia no acesso às informações do plano e outras ações que facilitem o diálogo do cliente com a sua operadora com certeza trarão ótimos resultados. Afinal, seus beneficiários terão mais segurança em indicar os serviços da operadora para amigos e familiares, aumentando a fidelização e as vendas, consequentemente.

 

Qual a ligação entre relacionamento com o beneficiário e acesso à informação?

Talvez, mesmo depois de entender a importância de estabelecer um bom relacionamento com o beneficiário, ainda não esteja clara a proximidade entre isso e o acesso à informação. 

Essencialmente, a ideia é que, para estabelecer uma relação mais amigável com seus clientes, a operadora utilize soluções que permitam ao beneficiário obter informações sobre o seu plano de forma simples e transparente. Serviços que disponibilizam a lista da rede credenciada, resultados de exames e histórico de utilização do plano são ótimos exemplos.

Ao permitir que os beneficiários encontrem esses e outros dados facilmente sua operadora estará não só garantindo a maior satisfação entre os clientes como também minimizando a necessidade do contato com o call center. Assim, esse serviço será prestado com mais eficiência e qualidade, já que as linhas estarão desafogadas atendendo apenas problemas que precisam de uma atenção maior.

 

Todos os dados importantes na palma da mão do seu beneficiário

Com o objetivo de facilitar a troca de informações e diálogo entre beneficiários e operadoras de saúde, a Mobile Saúde desenvolveu a Central de Autoatendimento. Através dessa solução, sua empresa pode disponibilizar os principais dados que os clientes precisarão no dia a dia de forma clara e simples. 

Ela possui funcionalidades mais cotidianas, como consulta da rede credenciada (cooperados mais próximos), carteirinha virtual protegida por senha, resultados de exames e agendamentos online. Mas também possui recursos mais secundários, como extrato de coparticipação, declarações e histórico de autorizações solicitadas.

Esta é uma solução robusta e personalizável, isso quer dizer que os recursos disponíveis no app são dinâmicos e gerenciados pela sua operadora, de forma simples e intuitiva. Além disso, também é possível integrá-la ao seu site e fornecer os recursos do app também na web, através da Área do Beneficiário. 

 

Conheça outras soluções oferecidas pela Mobile Saúde

Além da Central de Autoatendimento, a Mobile Saúde desenvolve tecnologias inovadoras para telemedicina e autoatendimento por meio de aplicativos e soluções em nuvem. Fundada há 8 anos e pioneira no segmento, suas tecnologias já alcançam mais de 7 milhões de vidas, distribuídas em mais de 100 empresas de saúde em toda a América Latina. Seu DNA está em criar sistemas inteligentes que reduzam custos operacionais, promovam a transformação digital das empresas do setor e propiciem mais autonomia, satisfação e excelência no atendimento aos seus clientes.

Ficou interessado em adotar esta solução na sua empresa? Entre em contato com a Mobile Saúde e realize a Transformação Digital de sua Operadoras de Saúde.

 

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Fundada há 8 anos e pioneira no segmento, suas tecnologias já alcançam mais de 7 milhões de vidas, distribuídas em mais de 100 empresas de saúde em toda a América Latina. Seu DNA está em criar sistemas inteligentes que reduzam custos operacionais, promovam a transformação digital das empresas do setor e propiciem mais autonomia, satisfação e excelência no atendimento aos seus clientes.