A transformação digital é um caminho sem volta para operadoras e administradoras de saúde que desejam otimizar sua gestão e elevar a qualidade do atendimento aos beneficiários. Em um setor onde a agilidade e a eficiência são cruciais, contar com uma plataforma robusta, integrada e intuitiva faz toda a diferença. No entanto, a transição para uma nova tecnologia pode gerar insegurança e questionamentos: Quanto tempo levará? Como funciona o treinamento? E a integração com os sistemas atuais?

Pensando nisso, a Mobile Saúde desenvolveu um processo de implantação estruturado, ágil e personalizado para garantir que seus clientes extraiam todo o potencial do Mosia Omnichannel, desde o primeiro dia de uso.

Mas como isso funciona na prática? Para esclarecer todas as etapas desse processo, conversamos com Rannier Reis, prestador da Mobile Saúde há cerca de sete anos, atualmente líder da equipe de suporte e implantação. Além disso, Rannier atua como desenvolvedor para essas frentes, gerencia o atendimento ao cliente, é responsável pela documentação das APIs do produto e faz da gestão das agendas especiais que são contratadas de forma avulsa.

Mobile Saúde: Quanto tempo, em média, o Mosia Omnichannel leva para ser implementado?

Rannier Reis: Depende muito da velocidade do cliente, mas eu já vi empresas implantando em apenas 30 dias.

Como é que funciona a implementação?

São basicamente 2 etapas depois que a plataforma é adquirida. A primeira é a gente capacitar o cliente de como mexer no Mosia Omnichannel. O produto é como um Lego, que você tem que pegar as peças e ir construindo. Então, a gente dá o manual para eles e o próprio cliente precisa montar como ele quiser. Já a segunda etapa é um treinamento de 3 dias, com um total de 12 horas de carga horária.  E é o cliente quem escolhe quem vai participar desses encontros. A gente recomenda que participem o chamamos “multiplicadores”, ou seja, aqueles que conseguem compartilhar o aprendizado com as outras pessoas da empresa.

E esse treinamento é realizado diretamente no ambiente sandbox do cliente. Isso significa que durante esses encontros, a plataforma da operadora ou administradora de saúde já começa a ser configurado na prática. E por que a gente faz isso? É difícil você construir uma casa do zero. Mas é mais fácil se já tiver as colunas e o cimento e o tijolo separados.  A gente monta a cozinha e, se todo mundo entender como faz, aí fica mais fácil para construir o quarto, a sala e tudo mais. E o melhor: do jeito que o cliente quiser.

Além disso, a Mobile Saúde também oferece pacotes adicionais de horas para que o cliente tenha desde consultorias avulsas até a contratação de um profissional ou equipes dedicadas.

Sandbox é o ambiente de configuração da plataforma antes desta ser publicada e estar disponível para o usuário final.

Como funciona a integração de dados do cliente com o Mosia Omnichannel?

Existem três tipos de integrações: API, omnilink e carga de dados. A API conecta o Mosia Omnichannel com o banco de dados da operadora ou administradora de saúde. O ponto é que essa API leva código e, portanto, precisa ser programada por um profissional de TI, que nem todos as empresas possuem. Por isso, a Mobile Saúde desenvolveu, de forma exclusiva, o omnilink, um software que cria a conexão com o banco de dados do cliente numa linguagem muito mais fácil; ele mesmo cria as APIs necessárias. E a última forma é a carga de dados, que se aplica apenas para a área de login, em que o cliente sobe um arquivo .csv com as informações de acesso. E o melhor é que é possível fazer uma automatização da importação desse arquivo para não ter que ser um processo manual e correr o risco de ficar desatualizado.

Antes, só havia a possibilidade de fazer a integração via API, mas a gente observa que muitos clientes tinham dificuldade com essa restrição. Quando criamos o omnilink e a opção de carga de dados, facilitou muito. Metade dos nossos clientes utilizam essas soluções.

Depois que a plataforma foi implementada, qual o próximo passo?

Durante a implementação, cria-se uma rotina de monitoramento, com comunicação rápida contante, desde mensagens de texto até videochamadas, tudo para facilitar esse processo.

Você se lembra de alguma situação de destaque durante o processo de implementação?

Sim, ao longo desses anos tive várias experiências marcantes, mas duas em especial mostram bem o potencial do Mosia Omnichannel e a eficiência do nosso processo de implantação. Em um dos casos, conseguimos treinar o time do cliente, realizar todas as integrações necessárias e deixar o aplicativo pronto para publicação nas lojas em apenas uma semana. Já o outro aconteceu cerca de um mês após a capacitação inicial, quando o cliente já havia ativado mais de 10 funcionalidades novas por conta própria, sem depender da nossa equipe. Isso mostra não só a robustez e a capacidade de customização da plataforma, mas também o quanto nosso modelo de implantação empodera o cliente, dando autonomia para que ele continue evoluindo.

Quais são os principais retornos que você costuma receber dos clientes após a implantação do Mosia Omnichannel?

O que mais escutamos dos clientes é o quanto o processo de implantação é rápido, bem conduzido e personalizado de acordo com a realidade de cada operação. Mas o ponto que mais se destaca nos feedbacks é a autonomia que eles ganham ao final da jornada. A forma como estruturamos os treinamentos e todo o acompanhamento garante que o cliente entenda de verdade como usar a plataforma, o que permite que eles próprios explorem novas funcionalidades, façam ajustes e evoluam o uso do Mosia Omnichannel de forma independente. Isso gera uma relação de confiança e liberdade tecnológica que faz toda a diferença.

A implantação do Mosia Omnichannel foi pensada para ser rápida, simples e eficiente. Com um processo estruturado, um suporte técnico de qualidade e opções de integração acessíveis, sua empresa pode modernizar a gestão de relacionamento com diversos públicos de forma ágil e sem complicações.

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