Os primeiros registros da participação das mulheres no setor da tecnologia datam de 1843, representadas por Augusta Ada King, que criou o primeiro programa de computador usado por uma calculadora chamada de Máquina Analítica. Desde então, a presença feminina na tecnologia tem se tornado cada vez mais fortalecida.
As mulheres estão cada vez mais revolucionando este mercado, conquistando espaço e autoridade. Atualmente, dentre os profissionais de TI, as mulheres já ocupam cerca de 31,7% dos cargos, segundo a consultoria global de tecnologia Thoughtworks.
Neste mês, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, reconhecemos e celebramos as mulheres que deixaram sua marca no mundo da tecnologia. Por isso, neste artigo, vamos destacar quatro mulheres notáveis que foram pioneiras em áreas como internet, computação, software e telecomunicações.
Ada Lovelace 1815-1852: a mãe da computação, uma das primeiras mulheres na tecnologia
Ada Lovelace (Augusta Ada King), matemática e escritora, é reconhecida como a primeira programadora do mundo. Seu trabalho pioneiro no século XIX, explorando o potencial das máquinas de calcular, iniciou o caminho para o desenvolvimento da ciência da computação.
Seu algoritmo para a Máquina Analítica de Charles Babbage é considerado um marco histórico na história da computação.
Hedy Lamarr 1914-2000: De Hollywood para o Wi-Fi
Hedy Lamarr, conhecida por sua carreira no cinema e grande inventora, também deixou seu legado na tecnologia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ela co-inventou um sistema de interferência de rádio que serviu de base para muitas das tecnologias sem fio que usamos atualmente como Wi-Fi, GPS e Bluetooth.
Katherine Johnson 1918-2020: A matemática por trás das estrelas
Katherine Johnson, uma figura inspiradora na história da exploração espacial. A brilhante cientista e matemática foi peça fundamental para o sucesso de várias missões da NASA, incluindo o histórico pouso na lua da Apollo 11.
Sua inteligência, perícia matemática e dedicação, a tornaram uma das principais mentes femininas por trás dos cálculos da trajetória de voo para o programa espacial americano.
Paula Bellizia: Uma líder brasileira na vanguarda das mulheres na tecnologia
Formada em ciências da computação, Paula Bellizia tem uma carreira impressionante no mundo da tecnologia.
Atualmente, ela ocupa o cargo de vice-presidente de marketing do Google para na América Latina, onde desempenha um papel fundamental na estratégia de marketing da empresa na região.
A trajetória de Paula vai muito além do Google, incluindo a Apple, onde atuou como country manager; Facebook, como diretora de vendas para a América Latina; e a Microsoft, onde ocupou cargos de diretora de marketing e operações no Brasil.
Paula Bellizia não apenas representa a excelência profissional brasileira no cenário global tecnológico, mas também inclui mais uma vez as mulheres na tecnologia.
Em 2018, ela foi eleita uma das executivas de TI do ano, graças ao seu trabalho no projeto do Laboratório de Tecnologia Avançada, a quarta unidade desse tipo no mundo e a única no Hemisfério Sul.
Mobile Saúde e mulheres na tecnologia
Essas mulheres visionárias destacam a importância da diversidade e da inclusão no campo da tecnologia. Suas conquistas não só inspiram as mulheres de hoje, mas também as futuras gerações de cientistas, engenheiras e criadoras.
Na Mobile Saúde, estamos comprometidos em oferecer ricas oportunidades para nossas colaboradoras e parceiras, que fazem a diferença diária em nossa empresa, desde o setor administrativo até o de programação e em outras áreas técnicas.
Aproveite a data e esse conteúdo para criar materiais informativos para seus beneficiários com a Central de Conteúdos da Plataforma Mosia Omnichannel, destacando a relevância feminina em todos os meios.