A realidade das operadoras e administradoras de saúde é complexa. Elas precisam atender, com excelência e agilidade, públicos com perfis, necessidades e expectativas completamente diferentes: beneficiários, cooperados, prestadores, colaboradores, entre tantos outros. A pergunta que muitas empresas do setor ainda enfrentam é: como oferecer experiências digitais personalizadas, integradas e seguras para todos esses públicos, sem precisar desenvolver e manter vários sistemas ou aplicativos diferentes?
A resposta está na arquitetura customizável e inteligente do Mosia Omnichannel, a plataforma desenvolvida pela Mobile Saúde, que permite a criação e a gestão de múltiplos perfis de usuários dentro de um único ambiente. O que antes exigia múltiplas ferramentas e fornecedores, agora pode ser feito em uma única solução.
E é justamente sobre isso que conversamos com Everson Delmaschio, prestador da Mobile Saúde há mais de sete anos, e atualmente um dos principais responsáveis pela evolução do Mosia Omnichannel. Everson atua como ponte entre estratégia e execução na plataforma, liderando o planejamento, gestão do time e contato com clientes. A seguir, confira o bate-papo:
Mobile Saúde: O que são os múltiplos perfis do Mosia Omnichannel?
Everson Delmaschio: Os múltiplos perfis permitem que a organização gerencie todos os públicos com que se relaciona em uma só plataforma. Os casos mais comuns dentro do nosso setor são perfis como beneficiário, cooperado, colaborador e prestador. Para além da integração, outros grandes destaques são a customização e a segurança: se um usuário acessa o app, ele vê só o que tem acesso; outra pessoa, com outro perfil, acessa o mesmo app, mas com visão e funcionalidades diferentes.
O bom é que a empresa não precisa ficar criando aplicativos separados.
Exatamente. A organização pode criar um super app, onde unifica todas as funcionalidades para os diversos públicos. Isso é incrível, especialmente para empresas com múltiplos perfis. É mais econômico, mais eficiente, e evita retrabalho.
Quais são os principais perfis disponíveis no Mosia Omnichannel?
A plataforma já conta com dois perfis nativos: beneficiários e cooperados. Mas a operadora ou administradora de saúde pode criar qualquer perfil que fizer sentido para sua operação – como prestadores, colaboradores ou outro público específico – e configurar quais funcionalidades, conteúdos e permissões estarão disponíveis para cada um.
O que é padrão e o que é personalizado para cada perfil?
A gente tem funcionalidades específicas para cada perfil. Beneficiário, por exemplo, acessa o cartão virtual, acesso à rede credenciada, agendamentos, emissão de boletos, etc. O cooperado vê demonstrativos de pagamento, informe de rendimentos, entre outros recursos. Mas há também funcionalidades que podem ser compartilhadas entre todos os perfis, como notícias, banners, revistas, manuais e até o chat, que serve para todos, com conversas segmentadas por perfil. As pesquisas NPS também podem aplicadas de forma universal. E sempre com controle detalhado de permissões ou possibilidade de personalização por pessoa, ou grupo.

Cada perfil possui funcionalidades exclusivas, pensadas para necessidades específicas. Além disso, os diferentes públicos contam com recursos em comum, disponíveis igualmente para todos.
É possível que uma mesma pessoa tenha mais de um perfil na plataforma?
Sim. Um exemplo real: temos clientes que oferecem, no mesmo app, acesso aos perfis de beneficiário e cooperado para o mesmo usuário. A partir do login, o Mosia Omnichannel identifica o perfil e mostra o que aquele usuário pode acessar. É possível também diferenciar o login por CPF, matrícula corporativa, CRM, entre outros dados.
Quais as vantagens para as organizações ao unificar os múltiplos perfis em uma só plataforma?
O principal ganho é não precisar manter vários aplicativos. Isso reduz custos, evita retrabalho, melhora a experiência do usuário e centraliza a gestão. Além disso, o Mosia Omnichannel oferece dados e gráficos para melhor tomada de decisão, além da segurança da informação, com criptografia de dados e controle total de acessos.
Você se lembra de algum case interessante de cliente da Mobile Saúde que utiliza os múltiplos perfis?
Temos vários. A Unimed Vale dos Sinos é um exemplo de organização que usa múltiplos perfis com muito sucesso. Há casos, inclusive, que os próprios clientes desenvolveram funcionalidades externas e integraram ao Mosia Omnichannel, o que mostra o nível de autonomia e personalização da plataforma.
Há alguma novidade em relação à evolução desses múltiplos?
Sim! Estamos lançando o conceito de multi empresa. Assim como você pode ter diversos perfis de usuário, também poderá ter múltiplas empresas dentro de uma única plataforma. Isso é ideal para grupos que operam com várias marcas ou unidades e precisam centralizar a experiência digital de forma estruturada e segura. O que já era robusto, agora está ficando ainda mais completo.

Oferecer uma jornada digital eficiente para públicos distintos não é mais um diferencial, é uma exigência do mercado de saúde suplementar. Com o Mosia Omnichannel, operadoras e administradoras têm em mãos uma solução única, flexível e escalável, que transforma a complexidade em vantagem competitiva. Se a sua organização lida com múltiplos públicos, é hora de conhecer o poder do multi perfil, na prática.
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