No setor de saúde, a tecnologia tem um papel essencial para garantir que pacientes recebam o atendimento adequado no momento certo. Uma das maiores dores enfrentadas pelas operadoras e prestadores de serviço é a redução do absenteísmo em consultas online (teleconsultas). O absenteísmo é um problema que impacta tanto a experiência dos pacientes quanto a eficiência operacional das instituições de saúde.
Na Mobile Saúde, acreditamos que a tecnologia pode transformar essa realidade. Nossa plataforma Mosia Omnichannel oferece soluções como notificações automáticas e chamadas de vídeo, que ajudam a reduzir de 50% para apenas 5% o no-show em consultas, conforme relatos que recebo dos nossos clientes.
Videochamadas: um diferencial na redução do no-show
Um dos destaques que contamos nessa funcionalidade é, na hora do atendimento, o usuário receber uma chamada telefônica no app de seu celular, despertando a atenção. A possibilidade de iniciar uma consulta por vídeo diretamente do aplicativo elimina barreiras e aumenta a adesão ao atendimento. Reitero aqui os dados de redução de 50% para apenas 5% o no-show de clientes da Mobile Saúde que implementaram esses recursos nas consultas de teleatendimento.
As ligações telefônicas para iniciar as teleconsultas é um grande diferencial do Mosia Omnichannel; videochamadas já fizeram reduzir 90% do absenteísmo dos nossos clientes.
Notificações automáticas: o poder da comunicação rápida
Por meio de push notifications e do WhatsApp, as notificações recebidas no celular garantem que os diversos públicos atendidos por operadoras ou administradoras de saúde estejam sempre informados sobre posição na fila de espera e status de suas solicitações, por exemplo. Isso permite um planejamento mais eficiente e reduz o risco de esquecimentos.
Listo algumas das funcionalidades que o Mosia Omnichannel oferece:
- Status de autorizações: O paciente recebe alertas sobre aprovações, reprovações ou pendências de documentação, com informações claras e detalhadas, assim como prevê a RN 623/24, recém publicada pela ANS.
- Posição na fila de espera: Em consultas, o beneficiário pode acompanhar sua posição na fila, organizando melhor sua rotina.
- Comunicados importantes: Mudanças nas políticas de atendimento, novos serviços ou outras informações relevantes podem ser compartilhadas de forma rápida e assertiva.
- Central de Conteúdos: A operadora pode publicar em seus canais digitais notícias, conteúdo em áudio, livro, documentações Seus usuários podem ser notificados via push, app, WhatsApp e e-mail, e ainda de forma segmentada por perfil do público.
Manter o paciente bem-informado fortalece a relação com as operadoras e reduz a taxa de absenteísmo.
Um dos usos mais recorrentes das notificações no Mosia Omnichannel é o usuário poder acompanhar a posição na fila de espera de um procedimento online sem precisar ficar na tela.
A inovação em saúde não está apenas em novas terapias ou equipamentos, mas também na forma como nos comunicamos e engajamos com os diversos públicos que fazem parte desse ecossistema. O Mosia Omnichannel é um exemplo claro de como a tecnologia pode tornar os atendimentos mais ágeis, reduzir custos operacionais e melhorar a experiência do beneficiário.
Se sua empresa ainda enfrenta altos índices de absenteísmo, está na hora de contar com a Mobile Saúde para potencializar a estratégia de comunicação e implementar uma jornada digital omnichannel completa.
Um forte abraço,
Paulo Auriemma
CEO Mobile Saúde
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A Mobile Saúde é pioneira na digitalização das operadoras de saúde. Há 12 anos, oferecemos soluções exclusivas que integram saúde e tecnologia em todo o Brasil. Com mais de 180 aplicativos desenvolvidos e publicados, atendemos operadoras em todas as regiões do país, alcançando 7 milhões de vidas. Com mais uma década de mercado, já atendemos mais de 100 clientes, transformando o futuro da saúde com inovação e eficiência. Saiba mais sobre a Mobile Saúde aqui.
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