A telemedicina tornou-se uma realidade incontestável nos últimos anos. Como CEO da Mobile Saúde, testemunhei de perto essa revolução na forma como as pessoas acessam os serviços de saúde.
Inicialmente considerada uma perspectiva futurista e, portanto, uma ideia muito distante, a telemedicina agora é uma tendência consolidada, integrando-se à rotina dos pacientes e da equipe médica na prestação de cuidados mais acessíveis, abrangentes, precisos e eficazes.
Nos últimos anos, a telemedicina cresceu exponencialmente, principalmente por ter garantido o atendimento médico de forma segura durante a pandemia, minimizando a exposição ao coronavírus tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde.
Passado o período da crise sanitária global, a telemedicina continua a facilitar a vida dos pacientes, encurtando distâncias, promovendo consultas mais acessíveis e até com um menor intervalo de tempo. A tecnologia, por outro lado, também tem ajudado a desafogar as equipes médicas de clínicas e hospitais e permite que os profissionais da saúde façam diagnósticos em colaboração, mais personalizados e precisos.
Atenta a esse cenário, Mobile Saúde tem feito uma série de inovações para tangibilizar as principais tendências do mercado de saúde e tecnologia em soluções para nossos clientes, incluindo a telemedicina.
Nas mais recentes atualizações do Mosia Omnichannel – a nossa plataforma super completa que possui diversos canais de atendimento e funcionalidades de saúde –, uma das novidades foi o módulo de meetings.
As videochamadas agora podem ser integradas em diversos pontos de atendimento, incluindo nos serviços de telemedicina das operadoras. Além disso, os chats de texto também podem ser migrados para chamadas de vídeo.
Essa nova funcionalidade simplifica a comunicação entre os beneficiários e os profissionais de atendimento e de saúde, e ainda aprimora a experiência do usuário, garantindo um acesso mais rápido e conveniente aos serviços, com abordagem humana e próxima.
No momento da consulta, por exemplo, o beneficiário pode entrar em uma sala de espera, avisando o médico que ele está aguardando, e o profissional de saúde pode chamá-lo por meio de uma tecnologia em que o celular do usuário toca como se fosse uma ligação telefônica. Desta forma, o absenteísmo nas consultas praticamente deixa de existir. Nossos clientes que já adotaram os meetings em suas soluções tecnológicas já nos relataram resultados impressionantes: o “no show” foi reduzido de 60% para menos de 5%!
Essa queda substancial no absenteísmo não só aumenta a produtividade das clínicas e hospitais, mas também garante que mais pacientes recebam o cuidado de que precisam, no momento certo, e, principalmente, elevando o grau de satisfação dos seus clientes.
Convido a todos a conhecerem o Mosia Omnichannel, que possui não só a funcionalidade de meetings, como as pesquisas NPS, chatbot, Central de Conteúdos, Mensageria, consulta à rede credenciada, Painel de Atendimento e muito mais.
Um abraço,
Paulo Auriemma
CEO Mobile Saúde