Em um mundo cada vez mais digital, a intersecção entre tecnologia e saúde está traçando um futuro inovador e centrado no paciente. Diversas novidades têm impactado diretamente a evolução do setor, promovendo melhorias na prestação de serviços e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.

Listamos cinco tendências que vão despontar ou já são uma realidade para 2024 quanto o assunto é tecnologia e saúde. Estar por dentro das inovações permite às empresas anteciparem-se ao futuro, traçando planos estratégicos que não apenas respondem às mudanças do mercado, mas também as posicionem de maneira proativa diante das novas oportunidades.

1. Saúde digital e aplicativos

A revolução digital deu origem a uma era em que a gestão da saúde está ao alcance de nossas mãos. Aplicativos para dispositivos móveis e outras tecnologias digitais estão moldando uma nova abordagem para o autocuidado. Desde monitorar os níveis de atividade física até rastrear padrões de sono, essas ferramentas capacitam os usuários a assumirem um papel ativo em sua saúde.

O acesso aos serviços de saúde também está cada vez mais facilitado. Com apenas alguns toques na tela do celular, é possível encontrar médicos, hospitais e laboratórios mais perto de onde o usuário está, agendar procedimentos, conseguir uma videoconsulta de urgência ou emergência em minutos, solicitar processos, como reembolsos ou autorizações, entre outros.

Conheça o Mosia Omnichannel, a plataforma da Mobile Saúde que integra diversos canais de atendimento e soluções em saúde, como consulta à rede credenciada, carteirinha virtual, solicitação de reembolso, telemedicina e muito mais.

2. Uso de dados na saúde: mais insights!

A abundância de dados na área da saúde está se transformando em uma mina de ouro de insights valiosos. A análise inteligente de dados não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também impulsiona avanços significativos na prevenção e na assistência à saúde.

A compreensão de padrões comportamentais, a personalização de tratamentos e a oferta de serviços específicos ou até exclusivos para um grupo ou um indivíduo são apenas algumas das facetas do uso inovador de dados.

A Central de Ocorrências do Mosia Omnichannel (MO) é um dos painéis que concentra ricos dados produzidos pelos beneficiários das operadoras de saúde que utilizam a plataforma. Todas as interações feitas pelo usuário – seja no app, no portal, pelo BOT WhatsApp, pelo telefone ou no presencial – geram uma ocorrência com número de protocolo no padrão ANS. Dessa forma, quando o beneficiário visualiza um boleto por autoatendimento, inicia uma conversa de chat ou faz uma solicitação de reembolso, por exemplo, tudo fica registrado em uma base única que ajudará a operadora de saúde a compreender profundamente a jornada digital do cliente. Isso sem mencionar os gráficos, os rankings e indicadores gerados nas pesquisas NPS em diversos níveis, nos atendimentos ao cliente, nas chamadas de vídeo etc.


A Central de Ocorrências concentra todas as interações feitas pelo usuário, independentemente do canal escolhido, o que permite gerar dados, relatórios e insights, além de compreender a jornada digital do cliente – Divulgação/ Mobile Saúde (2023)

3. Inteligência Artificial na saúde

Para auxiliar na interpretação dos dados, na toma de decisão e até na automação de processos, a inteligência artificial (IA ou AI na sigla em inglês) desempenha um papel crucial. Ao analisar grandes conjuntos de dados, a IA identifica padrões e tendências com muito mais rapidez e assertividade, contribuindo para uma gestão em saúde eficaz e eficiente, e pessoas com mais qualidade de vida.

Atenda à essa tendência, a Mobile Saúde já iniciou estudos de como incorporar a AI nas soluções, para otimizar tempo e recursos, bem como potencializar resultados. Essa proatividade reforça nosso compromisso com a inovação, garantindo que os produtos e serviços estejam alinhados com as últimas tendências tecnológicas, proporcionando assim uma experiência mais eficiente e eficaz para nossos clientes.

4. Telemedicina e consultas virtuais

A telemedicina está se estabelecendo como um novo modelo de assistência saúde, com crescimento exponencial nos últimos anos. Dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) mostram que as consultas online com médicos especialistas passaram de 9% em 2019 para 23% em 2022, e o acompanhamento à distância de pacientes por enfermeiros também deu um salto, passando de 16% para 29% no mesmo período.

As consultas virtuais não apenas oferecem conveniência, mas também superam barreiras geográficas, proporcionando acesso a especialistas e serviços de saúde a qualquer momento, em qualquer lugar. A expansão da telemedicina não só aumenta a acessibilidade, como também promove a continuidade nos cuidados, permitindo o monitoramento remoto de condições crônicas e a gestão eficiente da saúde.

Na última atualização do Mosia Omnichannel, lançada no final do ano passado, a plataforma foi aprimorada com a inclusão de um módulo de meetings, o que possibilita a realização de consultas virtuais. As videochamadas podem ainda ser aplicadas em diversos pontos de atendimento ao cliente, como em chats. E a nova funcionalidade está disponível para ser integrada não só com as funções nativas do MO, como aquelas desenvolvidas por terceiros.

Módulo de videochamada (meetings) do Mosia Omnichannel que permite a realização de consultas virtuais (telemedicina) por exemplo, um das tendências da saúde – Divulgação/ Mobile Saúde (2023)

5. Blockchain para segurança de dados de saúde

A segurança dos dados de saúde é uma prioridade inegociável. Nesse contexto, a tecnologia blockchain surge como um guardião robusto da privacidade do paciente. Ao descentralizar e criptografar informações médicas, o blockchain garante a integridade e a confidencialidade dos registros. Esta abordagem não apenas previne violações de dados, mas também simplifica o compartilhamento seguro de informações entre profissionais de saúde, fortalecendo a confiança na era digital.

Para a Mobile Saúde, a segurança dos dados também é coisa séria. Em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), o Mosia Omnichannel possui recursos poderosos para garantir a segurança, o sigilo e a rastreabilidade dos dados da plataforma. Também garantimos o cumprimento total da legislação vigente. É mais tranquilidade para sua empresa e mais segurança para seus beneficiários.

Essas cinco tendências destacam-se como guias no caminho da inovação para 2024. A saúde digital, a inteligência artificial, a telemedicina, o blockchain e o uso estratégico de dados estão esculpindo um futuro em que a tecnologia e o bem-estar se entrelaçam para proporcionar uma gestão em saúde e uma prestação de serviços cada mais eficazes e personalizados.

Neste horizonte de possibilidades, a Mobile Saúde está em constante mudança para acompanhar as novidades e integrá-las em nossas soluções. Vislumbramos um amanhã onde a tecnologia é mais que uma ferramenta; é um catalisador para uma vida mais saudável.

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