O setor de saúde tem passado por uma revolução digital, impulsionada por avanços tecnológicos que prometem transformar a experiência dos pacientes e a eficiência operacional das organizações.
Para 2025, diversas tendências emergem como protagonistas dessa evolução, e o Mosia Omnichannel, plataforma desenvolvida pela Mobile Saúde, está alinhado a elas, oferecendo soluções inovadoras que atendem às demandas de um setor em constante transformação.
Telemedicina 2.0
A Telemedicina 2.0 vem expandindo os limites do atendimento remoto, combinando praticidade e acessibilidade. O Mosia Omnichannel oferece o arcabouço tecnológico para suportar esse modelo de atendimento, integrando funcionalidades como chamadas de vídeo, agendamentos online, filas digitais e até pesquisas de satisfação pós-atendimento que otimizam a experiência do usuário e facilitam a jornada digital dos pacientes.
A previsão da Global Market Insights é que o mercado de telemedicina ultrapassará os 240 bilhões de dólares até 2032. O estudo mostra ainda que grande parte da demanda deste segmento é por softwares que atendam às necessidades operacionais, seguidos por hardwares e, então, a própria prestação de serviços.
Telas exemplificam como funcionam as videochamadas na plataforma Mosia Omnichannel, tanto com a visualização do profissional (à esquerda), quanto do usuário, pelo dispositivo móvel
Interoperabilidade de Dados
Com a crescente digitalização da saúde, a interoperabilidade tornou-se essencial. O Mosia Omnichannel é projetado para integrar, de múltiplas formas, os dados das operadoras de saúde, consolidando soluções em uma plataforma única. Essa fácil integração facilita a gestão e promove uma experiência integrada para os usuários. Essa tendência foi destacada pela MatrixCare como chave para melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência das operações.
Personalização na Saúde
Outra tendência para 2025 é a personalização. De acordo com a Forbes, a partir da combinação entre a coleta e a análise de dados com o poder da inteligência artificial, será possível não só personalizar planos terapêuticos como também estratégias de comunicação para pacientes.
E para contribuir com esse cenário, o Mosia Omnichannel coleta e organiza informações da jornada do usuário, incluindo preferências de consumo de conteúdo e históricos de interações. A partir disso, é possível criar comunicações direcionadas e atender às necessidades individuais de diversos públicos.
Saúde 4.0
A automação e a integração são duas palavras-chaves da Saúde 4.0. A quarta revolução (industrial) na saúde visa promover a integração do mundo físico com o digital e conectar tecnologias, seja por meio de informações, processos e equipamentos. É o que explica um artigo publicado no ano passado pela revista IISE Transactions on Healthcare Systems Engineering, que apresenta ainda os benefícios da Saúde 4.0: conexões inteligentes, sustentáveis e com economia.
Essa tendência faz parte do DNA do Mosia Omnichannel, que nasceu com o propósito de digitalizar as operadoras de saúde, integrando, de forma inteligente e gerando economia, diversas soluções em uma só plataforma, inclusive aquelas que não são digitais, como atendimentos presenciais ou por telefone.
Digitalização de processos administrativos
A digitalização de tarefas como emissão de boletos e agendamentos de procedimentos é uma realidade cada vez mais presentes nas empresas de saúde. Mais que uma tendência, a digitalização já se consolidou como um pilar fundamental das operações diárias. E em 2025 isso só se potencializará.
Além da clara vantagem de proporcionar uma jornada digital de atendimento completa aos diversos públicos, aumentando a satisfação de clientes e parceiros, as empresas também são beneficiadas pela digitalização com a redução de custos e pela otimização das operações. Com processos integrados, não há necessidade de contratar serviços individuais, além de automatizar etapas, como o autoatendimento, a exemplo do chatbot, que é outra tendência para este ano.
Chatbots avançados
Assim como a digitalização, os chatbots já estão consolidados no mercado. A tendência para 2025, no entanto, é essa solução cada vez mais avançada, proporcionando possibilidades mais completas e conversas mais orgânicas entre o robô e o público.
O chatbot do Mosia Omnichannel tem evoluído nos últimos anos, acompanhando as transformações da ferramenta. Na última release da plataforma, o chatbot passou a contar, por exemplo, com a funcionalidade de transferir atendimentos para fluxos pré-programados, personalizando caminhos a depender da demanda e/ou público.
No chatbot do Mosia Omnichannel, você mesmo pode construir fluxos de atendimento, inclusive com jornadas personalizadas para diferentes públicos
Blockchain na Saúde
Segurança e transparência são elementos cruciais no setor de saúde, e em 2025 seguem como fortes tendências, em especial quando o assunto envolve tecnologia.
A saúde é uma área que processa um volume imenso de dados. O Fórum Econômico Mundial estima que só um hospital gera anualmente 50 petabytes (15 zeros) de dados de saúde (cerca de 137 terabytes por dia). E muitas dessas informações são sensíveis, como dados pessoais e até financeiras. Proteger esses dados é um desafio essencial.
O Mosia Omnichannel implementa protocolos robustos de proteção de dados, cumprindo rigorosamente a legislação, como a LGPD. Além disso, a plataforma conta com controle de acesso a dados por diferentes perfis, registro de acesso a dados (quem acessou, quando e quais dados visualizou), marca d’água nos dados trafegados e relatórios de auditoria.
Inteligência Artificial (IA)
E para encerrar a lista de tendências, a inteligência artificial, que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. A IA tem potencial para revolucionar diversas etapas da operação das empresas, abrangendo múltiplas áreas, como atendimento ao cliente, comercial e vendas, marketing e recursos humanos.
Estudos e testes realizados pela Mobile Saúde visam incorporar a IA no Mosia Omnichannel, potencializando a análise de dados e oferecer insights preditivos.
Essas são algumas das principais tendências da saúde e da tecnologia para 2025, que prometem impactar o setor. Estar atento à elas é estar um passo à frente, potencializando a operação e gerando economia. E para isso, as empresas podem contar com o Mosia Omnichannel, uma solução que reflete e implementa as principais tendências tecnológicas da saúde. Com foco em transformação e jornada digital, a plataforma está preparada para atender às demandas de um setor que caminha para o futuro.
O futuro é omnichannel. Faça parte dessa revolução!
A Mobile Saúde é pioneira na digitalização das operadoras de saúde. Há 12 anos, oferecemos soluções exclusivas que integram saúde e tecnologia em todo o Brasil. Com mais de 180 aplicativos desenvolvidos e publicados, atendemos operadoras em todas as regiões do país, alcançando 7 milhões de vidas. Com mais uma década de mercado, já atendemos mais de 100 clientes, transformando o futuro da saúde com inovação e eficiência. Saiba mais sobre a Mobile Saúde aqui.
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